Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

O LUGAR DA AUTORIDADE


Mt 23.8-11.
“Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo.”


As massas possuem uma poderosa necessidade de uma autoridade que possam admirar, prestar culto, obedecer, seguir. E quanto mais for empobrecida a individualidade de cada pessoa, mas buscarão o apoio nestas autoridades.


Tais autoridades aproveitam-se e realizam a tentação da nossa natureza humana – ser como Deus, estar no seu lugar. No entanto, a própria idéia que esta autoridade tem de Deus é equivocada, pois Deus é poderoso justamente porque não tem necessidade alguma de exercer seu “controle” sobre os outros. Autoritarismo é na verdade fraqueza.


Nos Evangelhos a figura de uma autoridade que governe sobre os outros é completamente anulada. Neles se anuncia uma sociedade igualitária, uma sociedade de irmãos, onde o culto a personalidade não tem vez, onde a autoridade seja tão-somente função social, onde a obediência torne-se disposição para servir e não submissão do homem ao homem.


Ivo Fernandes
Via blog: Ivo Fernandes

6 comentários:

Unknown disse...

Olá

Vim agradecer sua visita, comentário e por me seguir também, obrigada.

Bjo

Caminho da Graça disse...

Que verdade, que maravilhosa graça de Deus, que Amor é esse por nós.

Unknown disse...

:) Olá Nel... obrigada pelo carinho e comentário.
Já estou seguindo seu blog, muito bom!
Grande abraço.

Unknown disse...

:) Oie Jacke minha linda, muito obrigada, gostei muito!
Beijãoooooo

Unknown disse...

Um beijo Kinha, amei seu blog!
:)

Unknown disse...

:)Olá Cláudio!
É verdade, que amor é esse?
Amor e graça, maravilhoso DEUS!
Um abraço.

Related Posts with Thumbnails
Share |