Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2010

NÃO HÁ QUEM RESISTA A TRISTEZA



JU

Há muito muito tempo, quando fui a uma reunião da ABU (Aliança Bíblica Universitária) eu buscava algo que me desse sentido. Lembro-me de uma das primeiras músicas que ouvi: "Vem vem vem cantar, a alegre canção de quem vive alegre a cantar. NÃO FIQUE TRISTE POIS NÃO HÁ QUEM RESISTA AO LADO DE GENTE TRISTONHA FICAR. A vida é linda e será mais ainda ao ver que você está sorrindo a cantar".
Confesso que achei a letra intrigante e diferente. Não lembro se concordei com ela, mas já que estava ali, resolvi entrar na dança e entoar a canção. E esta letra permaneceu impressa em meu coração por anos.
Certa vez, ao dar uma palestra para 700 mulheres, sobre as emoções, já psicoterapeuta na época, ministrei sobre enfrentar a tristeza e mergulhar nela para depois sair. Aquela letra de música me veio à mente repentinamente. Agora, muitos muitos anos depois, percebo como a letra é verdadeira, porém ignóbil. O verdadeiro amigo se conhece nas horas difíceis, de adversidades. O sábio Salomão ensina que é melhor estar na casa de luto do que na festa, talvez porque lá, na tristeza do outro nós nos apercebamos da nossa pequenez e reavaliemos nossa jornada na terra.
Após encerrar a palestra, uma jovem mãe, de talvez uns 29 anos, chorando falou: "minha filha de seis anos tem leucemia, e os membros da comunidade à qual pertenço me proibiram de chorar e de dizer que estou triste, hoje, depois de dois anos, é a primeira vez que choro." Estendi meu ombro a ela e disse: "Fiquemos aqui, nós duas, vivendo sua tristeza e apenas choremos. " Não recordo quanto tempo permanecemos ali, debaixo do sol causticante, apenas chorando. Mantive correspondência com esta mulher por alguns anos, a filhinha ainda estava viva, mas...o direito de chorar na tristeza, ninguém teria o direito de lhe roubar.
Se não há quem resista ao lado de gente triste ficar, que se retire, mas amiga, amigo, encare sua tristeza de frente, chore, mas chore mesmo....porque os verdadeiros amigos sempre estarão do seu lado até a tristeza passar. Quanto aos outros, talvez não lhe queiram por perto, por não quererem enfrentar seus próprios problemas e o seu e o dele seriam pesados demais para enfrentar.
Quero esquecer que um dia cantei este hino, e que um dia me iludi ao pensar que a vida só sorriria para os alegres! Deve haver lugar no mundo para as duas emoções.
Hoje, hoje mesmo, estou triste!
Postar um comentário
Related Posts with Thumbnails
Share |